26 de setembro de 2018

13 segundos, Bel Rodrigues (spoiler)

3virgula14 | 13 segundos

Eu definitivamente não soube lidar com esse livro.

4 horas. Esse foi o tempo que eu demorei pra devorar 13 segundos, escrito pela Bel Rodrigues. Eu comecei a ler e não consegui parar até terminar, até chegar no último pontinho dele.

Também foi a Bel que escreveu o livro O amor nos tempos de #likes, junto com Pedrugo e a Pam.

“[…] quando vivenciamos um sentimento com alguém, dá medo de não voltar a ter isso nunca mais.”

3virgula14 | 13 segundos

“A parte boa de conversar com as garotas era que independentemente do que fosse dito, tínhamos um juramento: nunca julgaríamos umas as outras, muito menos viraríamos as costas.”

O livro já começa com um alerta: “antes” escrito no início do primeiro capítulo e “depois” escrito no capítulo 10. O que já nos deixa claro que algo vai acontecer.

Pode ser que tenha spoiler, não prometo nada e já tô dizendo que pode ter! Enfim, o livro cona a história de Lola, uma guria que mora em Curitiba e recém terminou seu namoro. Ela só pensa em não se envolver com ninguém, mas não é o que acontece quando ela acaba reencontrando John. A primeira vez que se encontraram, ela estava bêbada em uma festa e foi pra casa dele, mas ela se quer lembrava o nome dele. Ela não esperava que fosse encontrar ele bem no primeiro dia de aula na escola.

E assim a história vai se passando, Lola e John numa amizade colorida, Lola criando coragem pra criar seu canal de covers no YouTube, eles se apegando cada vez mais. Até que a parte do depois chega. Léo, o ex da Lola, não conseguiu lidar bem com o relacionamento. E soltou um pequeno vídeo dela no YouTube, um vídeo de, precisamente, 13 segundos. Revenge porn.  E é aí que a vida da Lola desmorona. Já que ela já tinha muitas visualizações nos covers que ela tinha postado e muitos inscritos, foi fácil os 13 segundos viralizarem.

“As pessoas já são maldosas naturalmente, mas na internet, atrás de um monitor, elas parecem fazer questão disso; aproveitam o anonimato para criar coragem de acabar com a felicidade de qualquer um.”

Com tudo isso, ela acha que o John não soube respeitar o que ela tava passando e não quer mais falar com ele. Quando ela começa a se recuperar, recebe um email de uma gravadora para fazer uns testes em Nova York. Mas nisso, ela descobre que John voltou pro Canadá. Acho que esqueci de mencionar isso, né? Ele tava fazendo intercâmbio no Brasil e mora no Canadá. Porém, os amigos a tranquilizam dizendo que John pretende fazer faculdade no Brasil e viajou só para ver a família. E ela decide ir pra Nova York, tentar seguir a carreira de cantora que ela sempre sonhou.

Lá, ela recebe uma carta de John, entregue pelo próprio pessoal da gravadora. E quando lê, descobre que a gravadora é do tio do John e que ele que enviou os vídeos dela pra eles. Ainda na carta, ela lê que o John vai ficar esperando por ela, quanto tempo demorar pra ela se recuperar e o querer de volta. E é assim que o livro termina! (eu falei que ia ter spoiler)

“Nunca duvide da habilidade de um homem fazer você perder completamente as esperanças na humanidade.”

Eu ainda não acredito que o livro terminou sem dizer se eles realmente iriam ficar juntos, sabe? Meu coraçãozinho fica muito triste quando isso acontece. Mas entendo que o foco do livro não era esse. Era na Lola mesmo, no que ela passou. E mostra o quanto o apoio das pessoas é importante, o quanto o apoio das amigas, da meninas do colégio, de mulheres aleatórias que passaram pela mesma coisa que ela e enviaram email contando suas histórias foi importante pra ela.

Enfim, a capa do livro é maravilhosa. A diagramação, então, nem se fala. A cada novo capítulo tem uma música pra acompanhar e tem músicas tão maravilhosas!

3virgula14 | 13 segundos

“Eu não sabia exatamente o que me chamava mais atenção nele, se era o braço tatuado, o estilo alternativo, o cabelo um pouco acima dos ombros ou aquele ar amigável e sério ao mesmo tempo. Ele parecia o vocalista de uma banda de rock britânica perdido ali.”

3virgula14 | 13 segundos

“- Como pude deixar ele dominar tão bem meus instintos? Como pude entregar meu coração a uma pessoa tão pequena? – questionei, mas sem querer ouvir as respostas.

– Lola, olha pra mim. O seu coração está em boas mãos agora. Nas suas.”

13 segundos / Bel Rodrigues. 1. Ed. – Rio de Janeiro : Galera Record, 2018.

Esse foi o livro do Infinistante desse mês, o clube do livro da Mel, da Maki e da Loma. Essa é a segunda vez que consigo participar, o primeiro livro que li foi KPOP: Manual de Sobrevivência e tem post aqui.

Para acompanhar a Bel nas redes sociais é só clicar nos links a seguir:
Insta
Twitter
Youtube

E pra quem quiser comprar o livro, é só clicar aqui.

Nenhum comentário
Pietra Olsen

Deixe o seu comentário!