30 de abril de 2018

Uma História de Verão, Pam Gonçalves

3virgula14 | Uma História de Verão

Foto por @paollaolsen

Quem leu o post sobre “Boa noite” sabe o quanto eu gostei de ler o primeiro livro da Pam, e depois de ler, eu só pensava no quanto eu queria ler outro livro da Pam.

“Porque ter o coração partido uma vez é inevitável, mas deixar que a mesma pessoa entre novamente na sua vida é… falta de amor-próprio.”

3virgula14 | Uma História de Verão

Foto por @paollaolsen

“Uma História de Verão” conta a história do último verão da Analu antes de se mudar de Tubarão pra fazer faculdade. A história começa no dia em que sai a lista dos aprovados pra faculdade e é aí que começa as tretas: os pais dela queriam que ela cursasse Direito e achavam que ela tinha se inscrito mesmo pra esse curso, mas no ímpeto do momento ela se inscreve pra Cinema, que é o curso que ela realmente quer cursar, porém  não conta pra ninguém. No mesmo dia que descobre que passou, os pais dela fazem um jantar de comemoração por conta dela e do irmão gêmeo terem passado e seguirem os passos dos pais. O jantar já começa dando errado com ela encontrando Murilo, seu ex cafajeste, que ela nunca realmente superou, seguido da revelação dela de que passou pra Cinema e não pra Direito. Junto com isso, ela conhece Nicolas, um dos garçons do jantar.

No dia seguinte, ela viaja pra praia do Rosa, pra aproveitar as últimas férias antes da faculdades com seus dois melhores amigos. A praia é repleta de memórias que Analu não quer lembrar, foi onde conheceu Murilo dois anos antes. Porém é onde encontra Nicolas novamente, porém ela não acredita mais no amor, e também fica confusa com a volta de Murilo, cheio de novas promessas.

“As vezes tudo que você precisa é se afastar para crescer.”

3virgula14 | Uma História de Verão

Foto por @paollaolsen

“Algumas vezes a gente não entende as escolhas das outras pessoas. Mas existem coisas na vida que só cabem a elas decidirem. A partir de agora todas as decisões são pura e simplesmente suas.”

A escrita da Pam é envolvente e muito jovem (como ela mesma), então é bem fluida. Li o livro muito rápido no ímpeto de querer terminar logo e saber o que ia acontecer com a Analu. O livro é cheio de momentos que a gente se identifica de uma forma muito engraçada.

“Quando eu era pequena, pensava que poderia dormir por muito tempo e conseguir acordar em uma época melhor da vida. Fiz várias tentativas, mas nenhuma funcionou. No máximo, acordava no outro dia para o almoço e nada tinha mudado. Hoje seria um bom dia para que essa magia existisse. Gostaria de acordar quando tudo isso estivesse resolvido.”

Vou confessar que teve um acontecimento do livro que eu gostaria que fosse diferente, mas eu entendo por que a Pam não fez com que fosse do jeito que eu queria, e eu não tô falando do Murilo, não. Tudo o que aconteceu na história dos dois foi muito real, coisas que acontecem com a gente mesmo. Fio relacionado a outra coisa, mas se eu contar vai ser spoiler, então né? Não acho justo contar! (a não ser que tu queira, mas aí é só me chamar que eu conto mesmo <3)

“Sou a dona do meu próprio destino.”

3virgula14 | Uma História de Verão

Foto por @paollaolsen

“Você sabe que aquele lugar não me traz boas lembranças. Na verdade, traz péssimas lembranças. As piores. Incluindo a que fecha com chave de ouro o meu descrédito em relacionamentos.
– Mas é exatamente por isso que você precisa ir – diz Gisele. – Para criar lembranças maravilhosas. Não é, Yuri?
Sinceramente? Não tenho certeza se criar lembranças novas é a melhor opção para esquecer uma das minhas grandes decepções amorosas. Mas o que eu poderia fazer? São as últimas semanas que terei para aproveitar com eles antes que tudo mude.”

Uma história de verão/Pam Gonçalves. 1. ed. – Rio de Janeiro : Galera Record, 2017.

Pam Gonçalves é youtuber e mora em Tubarão, Santa Catarina. Quem quiser saber mais dela, pode acompanhar as redes sociais dela: Twitter, Instagram, Youtube, Facebook e Skoob.

Quem quiser comprar o livro, pode comprar aqui.

Nenhum comentário
Pietra Olsen

Deixe o seu comentário!