3 de setembro de 2019

Sobre ter uma playlist por mês

Bom, quem me conhece já sabe o quanto as minhas playlists são aleatórias. Principalmente por que elas são separadas por mês. Isso mesmo, eu tenho uma playlist pra cada mês do ano! Tudo bem, eu tenho umas 7 playlists que são temáticas: Pra Pi rebolar a rabinha, Good Vibes, Oldzin da Pi, Não-tão-conhecidas-mas-amorzinha, Não faço ideia, Amorzíneo e Disney.

Mas no geral, desde 2016, todo dia 1º do mês eu crio uma playlist nova com as músicas que tô escutando no mês, com músicas antigas que voltei a escutar naquele mês, com músicas que só conheci naquele mês. Tem músicas que se repetem em várias playlists, por que continuei escutando de um mês pro outro. Tem música que só tem em uma playlist mesmo e depois nunca mais eu ouvi.

É engraçado por que dá pra traçar uma linha de como estava a minha vida naquela época. Dá pra eu me lembrar da época em que as coisas aconteceram, por que as vezes me lembro das músicas que eu escutava na época. Eu consigo saber a época que eu tava afim de uma pessoa específica, a época que eu só queria ir em festinha dançar funk, a época que eu tava mais calminha escutando música country, quando descobri uma banda nova que eu amei naquele mês e nunca mais lembrei dela.

É um sentimento nostálgico parar pra escutar as playlists antigas e é tão gostosinho lembrar daquele mês que aconteceu algo especial: uma viagem, uma comemoração.

E inclusive é mais engraçado ainda quando alguém revolve analisar minhas playlists. Uma menino do trabalho, o Robinho, um tempo atrás parou pra analisar minhas playlists e ele conseguiu acertar algumas coisas só pelo tipo de música que eu escutei na época.

Outra coisa que acaba acontecendo é: minha banda preferida acaba aparecendo em pouquíssimas playlists: Fresno eu escuto direto no artista mesmo, por que, apesar de ser minha banda preferida, ela é uma banda que eu escuto em um dia e depois passo muito tempo sem escutar então eu nunca paro pra colocar em playlist.

Eu entendo quem não consegue criar playlists assim, mas pra mim funciona. Eu gosto de lembrar das coisas e as playlists me fazem lembrar das coisas que aconteceram naquele mês. Eu recomendaria a todo mundo testar esse jeito que organizar as músicas, é engraçado relembrar depois.

Nenhum comentário
Pietra Olsen

Deixe o seu comentário!